quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ainda há o que fazer esse ano?

Ainda há o que fazer esse ano?

Muitos colegas de trabalho tem nos perguntado se, em relação às nossas reivindicações e lutas, esse ano chegou ao fim, se esperamos o novo governo ou se ainda temos o que fazer. Nós da oposição alternativa acreditamos que temos muito a fazer, começando pela assembleia estadual do dia 27.

Em primeiro lugar, não podemos eximir a culpa do governo Requião/Pessuti de um lado e de outro a posição atrelada da direção do sindicato, por termos terminado mais um ano sem conquistas importantes.

 Continuamos com baixos salários, mais de um ano se passou e nada do pagamento dos avanços, continuamos em número insuficiente e agora, professores sem receber salários. Chegamos ao fundo do poço! Infelizmente, isso deve ser dito.

Ainda temos algumas tarefas importantes pela frente:

A primeira delas é nos antecipar às discussões de nossa pauta de reivindicações e nossos planos de atuação para 2011. Esse ano, a direção do sindicato sentou primeiro com o governo antes de discutir com a categoria e depois, somente nos informou qual seria a pauta (sem nenhum planejamento para a luta, já que para eles, o governos estava disposto a negociar tudo). Deu no que deu.

Logo no início de 2011, temos que forçar o sindicato a chamar uma assembleia para discutir nossa pauta de reivindicações para o ano e discutir um plano de lutas, vencendo assim essa posição de atrelamento e negociações de gabinete da direção do sindicato. Temos que chamar os educadores para discutir e aprovar essa pauta e os planos de luta, democraticamente.

Vamos juntos construir nossa luta!!!

A segunda questão é em relação ao congresso da categoria. O Congresso da APP deve ser o espaço mais democrático e amplo. Segundo o estatuto da APP, ocorre a cada 3 anos. Nele poderemos debater a forma como estão sendo encaminhadas as atividades do sindicato, a linha política do sindicato. É lá que poderemos votar o fim de todo esse atrelamento da direção do sindicato aos governos estadual e federal, defendido pela direção do sindicato e pela CUT, central a qual o sindicato é filiado.

Infelizmente, as luzes de 2010 estão se apagando e a direção do sindicato sequer se pronunciou pela realização do congresso que, para respeitar o estatuto e os trabalhadores em educação, deverá ser realizado ainda em 2010. Não podemos permitir que nos enrolem!

Pela realização do congresso da APP

A categoria tem o direito e o dever de intervir nos rumos do sindicato

Sabemos que o governo de Beto Richa será de muitos ataques ao setor público e a educação, certamente estará entre eles.

Temos o dever de retomar o modelo sindical que a direção da APP/CUT abandonou. Temos que defender um sindicalismo independente do governo e que se prepare para as lutas que virão. Conhecemos muitos colegas que não são filiados ao sindicato. Temos que conversar com esses colegas e dizer para se filiarem, na perspectiva de fortalecer a luta.

Temos que participar das assembleias e exigir da direção do sindicato um espaço para que todos possam debater suas propostas e que não fiquem somente nos informes intermináveis do governo, repassados pela direção do sindicato.

Convidamos todos a participar da assembleia do dia 27 de novembro (sábado) para debatermos essas e outras questões.

Vamos à assembleia, convide seus colegas!!!

Vamos começar a mudar os rumos de nosso sindicato