quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CSP-Conlutas leva ao governo federal o pedido de desapropriação do Pinheirinho

Nesta segunda feira (13) o membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, Zé Maria de Almeida, foi recebido no Palácio do Planalto pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para discutir a situação dos moradores desabrigados do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

Além de levar diretamente ao ministro a denuncia da violência e da violação dos direitos humanos praticados em larga escala pela PM e pelas autoridades de São Paulo durante a desocupação do Pinheirinho, Zé Maria levou também a reivindicação dos moradores, para que o Governo Federal desaproprie a área, assegurando moradia para todas as famílias no terreno onde foram injustamente expulsas pela PM.

Agregou que estão evidenciadas, por publicações da grande imprensa inclusive, uma série de irregularidades na documentação que comprovaria ser o especulador Nagi Nahas, o proprietário do terreno, e também no próprio processo de falência.

O representante da CSP-Conlutas levou ao governo a informação de que não há nenhum indício de negociação com o governo municipal ou estadual para a concessão de moradia para as famílias, o que indica que o anuncio feito pelo governador e pelo prefeito logo após a desocupação não passou de uma jogada de marketing.

O ministro reiterou as críticas que o governo federal já havia tornado públicas acerca do processo de desocupação da área e ficou de encaminhar resposta à reivindicação do movimento nos próximos dias.