segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONSIDERAÇÃO SOBRE A ÚLTIMA ASSEMBLEIA DA APP-SINDICATO

Mais submissão ao governo e água fria sobre a luta

No último dia 30 de abril, trabalhadores de várias partes do estado, se reuniram em Curitiba para uma assembleia extraordinária convocada pela APP Sindicato. A grande intenção da direção do sindicato era aprovar a proposta de equiparação salarial oferecida pelo governo, sem ter que enfrentar maiores debates.

 A proposta encaminhada pelo governo tinha dois objetivos claros, evitar qualquer tipo de mobilização, paralisação e/ou greve no seu período de governo e dividir a categoria. Ao propor a divisão do índice de 25,97% em quatro parcelas anuais, a intenção é clara, o sindicato tem de controlar a categoria e não atrapalhar o governo para todo ano receber a parcela. A fim de gerar uma divisão e enfraquecimento da categoria, o governo disse não ser possível estender o mesmo índice de aumento aos agentes educacionais, fazendo assim com que a direção do sindicato tenha de virar as costas aos agentes educacionais para ter atendida a equiparação dos professores.

 O argumento do governo, e pasmem, da direção do sindicato é que a equiparação não se estende aos agentes educacionais porque eles não tem a exigência de ensino superior no concurso. Isso é correto, porém nós não defendemos apenas a equiparação dos salários dos agentes educacionais com o dos agentes profissionais, e sim a aplicação do mesmo índice de aumento, ou seja, os 25,97%, o que servirá para manter a mesma proporção na diferença entre os salários de agentes educacionais e professores, o que na prática evitará perdas nos salários dos agentes educacionais.

 A Oposição Alternativa apresentou a proposta de cobrar do governo a equiparação em duas parcelas, e a aplicar o mesmo índice aos agentes educacionais, e caso estes dois itens não fossem aceitos pelo governo a categoria não aceitaria a equiparação. A direção do sindicato, ao contrário, defendeu aceitar a proposta do governo (4 parcelas), como se a pauta dos professores fosse uma e dos agentes educacionais fosse outra, e não a mesma pauta de uma única categoria, a dos trabalhadores da educação.

 Em outro item importante debatido na assembleia, a paralisação nacional proposta pelo CNTE para dia 11/05, novamente uma posição de recuo da direção. A proposta defendida pela direção e aprovada foi de aulas de 30 minutos, e não da paralisação, o que com certeza inviabilizará a discussão em muitas escolas. Pelo que vemos nem paralisação de um dia a direção do sindicato quer mais. A que ponto chegamos! Quanto a organização desta mobilização do dia 11 foi aprovada uma organização regional, e que os núcleos sindicais devem chamar reunião do conselho de representantes de escolas para definir as ações. 

 A direção do Sindicato apresentou também uma leitura do Plano de Metas da SEED, e nesse ponto houve consenso de que qualquer posição que tirássemos nesse momento seria precipitada, e que precisamos fomentar mais a discussão nas bases para firmarmos um posicionamento da categoria.

 Em suma a Assembleia do dia 30/5 foi convocada pela Direção Estadual da APP Sindicato, com a intenção de referendar seus acordos com o governo, acordos esses conseguidos muito por tática do governo Richa, que mesmo mantendo a postura neoliberal de administração, não quer passar pelas experiências de enfrentar greve que o Lerner passou, pois até agora a postura da direção da APP foi apenas de aceitar as ofertas do governo, mesmo a direção dizendo que estão pressionando. Que tipo de pressão é essa? Não vemos em momento algum a direção se impondo frente ao governo, o que vemos na verdade, após essas inúmeras reuniões com o governo, é uma direção que apenas repassa informes do governo a categoria.

 Portanto é imprescindível que neste momento em que a luta se acirra e os ataques a categoria aumentam, que todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação se sindicalizem, e que os já sindicalizados participem das instâncias do sindicato, para não deixarmos que esta direção continue a dar este rumo ao nosso sindicato, um rumo de negociações e submissão ao governo.

APP DE LUTA E PELA BASE – OPOSIÇÃO ALTERNATIVA
Maio de 2011
 Visite nosso blog: www.appdeluta.blogspot.com

Pouso forçado de Helicóptero! Nem todos tem esta oportunidade

Olá caros leitores! Para hoje eu havia começado a escrever um artigo sobre Democracia, mas me informaram de um fato e fiquei intrigado com o mesmo! Por isso resolvi escrever sobre ele. O fato é o acidente do Governador Beto Richa. Na noticia veiculada em diversos meios de comunicação, o Governador estaria indo fazer uma consulta no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Nada contra o fato do governador cuidar da sua saúde (mesmo que em outro estado), ainda bem que o acidente foi apenas um susto como o próprio Richa postou no Twitter. O que me intriga e indigna é que, enquanto o Governador do Estado do Paraná vai para São Paulo de helicóptero fazer uma consulta, o povo do mesmo estado pena na fila de hospitais para conseguir marcar uma consulta. Tanto a população em geral enfrenta problemas com o SUS, na hora de conseguir marcar uma consulta ou exame, como os funcionários do estado que dependem do SAS se sentem como personagens de um filme que poderia ser paródia de "A espera de um milagre!".
Caro governador, todos desejamos que o senhor tenha uma ótima saúde! Mas, todos também querem uma ótima saúde, e milhões não tem recursos financeiros para dispor de um helicóptero que os leve para consultas com especialistas em outro estado.
Esses milhões dependem da saúde pública, e quero lembrar aqui, que apesar de não terem condições para tanto, são os impostos pagos por estes milhões que financiam o seu helicóptero, o seu especialista, e o seu salário!
Portanto o mínimo que eles merecem é um atendimento hospitalar digno, que de acordo com os preceitos constitucionais e o juramento de Hipócrates, respeite a vida e a dignidade humana!
Por que enquanto o senhor estava viajando de helicóptero para uma consulta, milhares estavam morrendo e agonizando (e ainda estão) nas filas de espera dos hospitais públicos! E ainda tem aqueles que nem a sorte (sorte?) de entrarem na fila de espera conseguem!
Tenho uma amiga, por exemplo, que esta como se diz no ditado popular, "comendo o pão que o diabo amassou" para conseguir uma cirurgia para sua mãe! Cirurgia esta que é necessária para que a mãe dela possa viver com um mínimo de dignidade, uma senhora idosa que contribuiu com a sociedade e agora busca um apoio do estado. Apoio que lhe é negado fechando-se as portas! Recentemente minha avó faleceu, imaginem vocês, por complicações que começaram com uma perna quebrada! Em pleno séc. XXI pessoas simples e sem recursos morrem por complicações como estas! E isso tudo por que o estado que lhes deveria dar suporte no final, e ao longo, da vida não funciona neste quesito! É comum para quem depende do SUS ouvir a seguinte resposta: "O SUS não cobre este exame!", "O SUS não cobre consulta com este especialista!", ou então "O SUS só cobre metade...".
O funcionalismo público do estado do Paraná já se acostumou a ouvir as mesmas respostas com relação ao SAS.
Então eu pergunto: Trabalhador seria uma vida de segunda categoria? Por que só pensando assim para justificar tal tratamento! Cães de milionários são tratados em veterinárias, de melhor forma do que milhões de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde!
Assim governador, deixo aqui meu apelo! Nem sei se o mesmo vai chegar ao senhor!
Mas, em sua administração, por favor, lembre-se de administrar e incentivar uma melhoria real da saúde pública de nosso estado, tanto no SAS como no SUS!
Uma melhoria que possa viabilizar um tratamento digno e humano, para aqueles que na vida nunca farão um pouso forçado de helicóptero! Por que nunca terão condições de sequer entrar em um helicóptero, mas nem por isso merecem um tratamento menos humano!
Quem sabe assim, vossa senhoria não precise correr o risco de fazer um novo pouso forçado pelo fato de não precisar sair do PR para uma consulta! Por que daí, teremos um atendimento a saúde adequado em nosso estado!
Meu sonho é ver Prefeitos, Deputados, Governadores, frequentando quando precisarem, o mesmo corredor de hospital que aqueles que neles votaram frequentam! Mas não no intuito de piorar o atendimento aos excelentíssimos, e sim no intuito de melhorar o atendimento ao povo!
Daí sim, poderemos dizer que estamos no caminho de uma sociedade mais justa! E então, nosso governador (seja ele quem for neste período) não precisará correr o risco de cair de helicóptero, por que ele não precisará ir a uma consulta de helicóptero!
Espero que o sonho não seja impossível, e seja compartilhado no desejo e na luta com outros!


do blog Razão a Conta Gotas