sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atenção: mudança de local da Plenária da Oposição

Em virtude do vestibular da UEM, a plenária da oposição acontecerá no Sindicato dos Gráficos;

Endereço: Avenida Brasil, 2886

Sobreloja da panificadora holandesa

data: sábado, dia 9

Horário: 16horas

Tod@s convidad@s!

Em seis meses cai por corrupção segundo ministro de Dilma

Em apenas seis meses de mandato, dois ministros do governo Dilma Rousseff caem por denúncias de corrupção. Uma prova de que, não diferente dos governos anteriores, esse também está enlameado quando o assunto é integridade. Primeiro caiu o ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci (PT-SP), por denúncias de enriquecimento ilícito. Agora, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM).

Nascimento deixou o cargo nesta quarta-feira (6) após a divulgação de denúncias pela mídia sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores de sua pasta ministerial. Além disso, o filho do ministro é suspeito de enriquecimento ilícito em razão do cargo do pai.

As denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes envolvem o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a empresa Valec em esquemas de superfaturamento de obras e recebimento de propina em benefício do PR (Partido da República), partido que controla a pasta desde o governo Lula e é um dos principais aliados do governo.

Apesar da renúncia ao cargo, o ministro sairá sem punição. Isso já não é novidade no Brasil. Ele deve voltar ao Congresso para exercer o mandato de senador pelo Amazonas, cargo para o qual foi eleito 2006 e está ocupado pelo suplente João Pedro, do PT. Além disso, o ex-ministro deverá assumir a presidência nacional do PR.

Se confirmadas todas as denúncias, exigimos a prisão e o confisco dos bens de todos os envolvidos, inclusive medidas punitivas contra a sigla partidária PR e a devolução aos cofres públicos de tudo que tenha sido desviado para o partido.

É preciso rejeitar no Senado a MP que dispensa licitações para as obras da Copa

Em meio a estas denúncias, o governo Dilma está com uma MP (Medida Provisória) aprovada na Câmara dos Deputados tramitando agora para o Senado, que prevê a dispensa de licitações nas obras para a Copa do Mundo de Futebol. Se nos marcos da regras atuais de licitação os casos de fraudes acontecem, com a possível aprovação da MP 527 que institui o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), será a farra das propinas e desvios de verbas. Se o Senado aprovar esta MP, será necessário denunciar o Congresso Nacional como cúmplice desta abertura da temporada das negociatas da Copa com o dinheiro público, levada a cabo pelo governo Dilma.

O que tudo isso revela de forma contundente é mais uma das mazelas do estado capitalista: a promiscuidade nas relações do governo em beneficio de seus integrantes e de empresas enquanto faltam verbas para as áreas sociais como saúde, educação e demais necessidades da maioria da população, os trabalhadores.