quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GOVERNO ATACA A EDUCAÇÃO

Sem “avanços” para apresentar, direção estadual da APP  é obrigada a convocar paralisação!

Diante de todos os ataques anunciados pelo governo e pela mídia, a categoria está com a paciência esgotada. O governo Pessuti enviou projeto à Assembleia Legislativa de aumento da contribuição previdenciária de 10 para 11% e possível taxação de aposentados. Isso é inaceitável. Onde estão os 4,5 bilhões que sumiram do PRPrevidência?

 Em nível nacional Dilma pretende fazer uma reforma da previdência no início do seu mandato. Será mera coincidência? Os funcionários de escola aguardam o retroativo dos avanços (desde agosto de 2009), os professores esperam pela implantação dos avanços. Situação vergonhosa para o governo. Professores PSS sem salários é uma provocação. Falta de professores nas escolas no final do ano, um caos. Por incrível que pareça, a imprensa denuncia mais a falta de professores do que a direção do sindicato! E para 2011 provavelmente haverá cortes no orçamento da educação.

 Além disso, há os velhos problemas que se arrastam: funcionários PSS sem receber auxílio transporte, míseros 50 reais de vale alimentação, salas superlotadas, hora atividade de 33% vetada pelo governo (queremos 50%), falta de professores e funcionários, muitos trabalhadores doentes e até afastados devido à sobrecarga e a falta de assistência do vergonhoso SAS, etc. "E o salário ó!!!".

A DIREÇÃO SINDICAL E O DISTANCIAMENTO DAS BASES:

A direção estadual do sindicato sabe dos problemas acima, mas não os sente na pele. Afinal muitos membros estão afastados da escola há 15 anos ou mais. Alguns até mais de 20 anos!

Diante dos problemas que os educadores enfrentam, a reação da direção do sindicato deveria ser de enfrentar o governo. Mas nos últimos anos não é isso que acontece. Na assembleia estadual do dia 27/11 não foi diferente: a maioria da direção estadual fez de tudo para impedir a luta. Havia a proposta de paralisar no dia 07/12. Nossa oposição reforçou essa proposta, pois além de todos os problemas citados, havia a paralisação nas universidades. Grande parte da direção estadual da APP-

Sindicato não queria paralisação e fez várias manobras, inclusive desrespeitando votações da própria assembleia. Percebendo que perderiam a votação, manobraram para uma possível paralisação no dia 13/12, acreditando que ela não seria necessária! Ficou aprovado: vigília dia 06, ato público no dia 07/12 e talvez paralisação dia 13. Ou seja, nos dias 06 e 07, tivemos que trabalhar e lutar ao mesmo tempo!

Mais uma vez, a luta foi freada. Nas próximas assembléias não envie representante, participe diretamente! Só assim poderemos impedir as manobras daqueles que defendem o governo. Daqueles que disseram que havia um acordo com o governo e, por isso não poderia paralisar no dia 07. Que acordo é esse? Você foi consultado?

PARALISAÇÃO DO DIA 13/12:
Quanto ao dia 13, só haveria paralisação caso não tivesse avanços nas negociações com o governo. Para a direção estadual do sindicato, qualquer promessa de pagamento de salário no fim do mês é apresentada como um “avanço”! Assim, esperavam poder apresentar alguns “avanços” para a categoria sem precisar paralisar. Diante da recusa do governo foram obrigados a convocar paralisação.

A política da direção estadual de negociar sem enfrentar o governo tem trazido muitos prejuízos para os educadores. Se você entende que a negociação é importante, mas a luta e a independência em relação ao governo são fundamentais, então comungamos do mesmo princípio. Nós entendemos que somente com muita luta poderemos garantir nossos direitos.

Em 2011 haverá congresso estadual da APP. Participe do sindicato: se não é sindicalizado(a), sindiucalize-se, compareça às reuniões e assembleias. Precisamos de um sindicato de luta. Somente com a participação de todos(as) isso será possível.


APP DE LUTA E PELA BASE – OPOSIÇÃO ALTERNATIVA

Construindo a CSP-CONLUTAS: www.conlutas.org.br