sexta-feira, 4 de maio de 2012

MULHERES NO PODER: O MACHISMO ACABOU? OPOSIÇÃO REALIZA DEBATE

Dias 17/04 em Mal C. Rondon e 24/04 em Toledo foi realizado um debate na Unioeste, com o tema: "Mulheres no Poder - o machismo acabou?" O evento teve a participação de vários estudantes da universidade e da rede estadual, de trabalhador@s em educação e pessoas da comunidade em geral, que também se pronunciaram na busca de soluções para o machismo.

 O fato de termos uma mulher na presidência não mudou em praticamente nada a vida delas. A violência aumentou, os salários estão mais baixos que os homens, elas estão nas piores atividades, enfim, constatou-se que entre universitários este problema também acontece.

 O debate foi realizado por várias entidades e movimentos, dentre eles a Chapa 2 da APP - direção eleita em Toledo e impedida de assumir.

 É preciso realizar mais debates a ações concretas. 
Lutar por mais creches aos filhos de trabalhador@s e em tempo integral! 
Licença maternidade de 6 meses rumo a um ano!
 Contraceptivos para não engravidar, aborto seguro para não morrer! 
Cumprimento e ampliação da Lei Maria da Penha!
 Salário igual para trabalho igual!

QUEM DE FATO DIRIGE A APP DE TOLEDO? UMA COMISSÃO PROVISÓRIA OU A CHAPA 1?


Quem está na direção do Núcleo Sindical de Toledo, uma “direção provisória imparcial” ou um grupo de apoiadores da chapa 1? Quem escolheu e como foi feita a escolha dos interventores? Por que o boletim divulgado pela APP de Toledo com a lista dos interventores silencia sobre este processo?

 Por que o grupo de interventores não quer explicar as questões sobre suas ligações com a chapa 1? Vejam bem: entre os interventores tem um ex-chefe do NRE que atuou como fiscal da chapa 1 no Colégio Estadual Dario Vellozo no dia da votação. Outros mantêm vínculos políticos com o vereador Paulinho da Saúde do PT, líder da corrente DS (“Democracia Socialista"), os quais fizeram campanha intensa para a chapa 1. Diga-se de passagem, essa é a mesma corrente política da maioria da direção estadual da APP e do deputado estadual José Lemos, corrente que vem atuando para impedir a posse da chapa 2. Alguns fazem parte da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, direção que apoiou a chapa 1.

            Cabe destacar que entre os interventores não encontramos ninguém que tenha manifestado apoio a chapa 2 no período da eleição. Assim fica evidente que quem está na direção do Núcleo Sindical de Toledo é o grupo ligado à chapa 1, que fora derrotada nas eleições de setembro de 2011. Procuram se esconder atrás de uma ingênua argumentação de imparcialidade e de colaboradores do sindicato. E fica a pergunta que não quer calar: qual o interesse em impedir a posse da chapa 2? 

Por isso, diga não a intervenção! Pela posse da chapa 2! Porque democracia se exerce na prática e não em discursos!