quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BALANÇO DO 30 DE AGOSTO: ESTAMOS NA LUTA, E A DIREÇÃO DA APP?

No dia 30 de agosto os educadores de todo o estado pararam suas atividades para lembrar o dia 30 de agosto de 1988, quando o então governador Álvaro Dias (PSDB) autorizou o uso de força policial para reprimir a manifestação de educadores. Também fomos às ruas manifestar o descontentamento em relação à situação da educação no estado e seu financiamento. 

Infelizmente, após mais uma reunião com o governo, nada avançou. Pelo contrário; Nós da Chapa 2 – APP de luta, pela base entendemos que estamos cada vez mais retrocedendo nas 
negociações. Vamos a alguns exemplos:

- Piso Salarial Nacional, o governo se propôs a mandar um projeto lei que reajusta o salário dos professores em 3% (R$37,14 no salário base). Esse valor não cumpre o entendimento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, que é o valor de R$ 1.597,87.

- Hora atividade, mais uma vez foi formada uma comissão. O que a direção da APP não diz é que o governo havia se comprometido em apresentar um estudo sobre a aplicação dos 
33% HA e sua implementação gradativa, ainda no mês de junho¹.

- Equiparação Salarial, o governo mais uma vez enganou. Prometeu um projeto de equiparação em 4 vezes e mandou para a assembléia o projeto lei, mas com apenas a primeira parcela (nesse caso, 2,85% para outubro). A direção da APP aceitou e mais uma 
vez deixou a categoria incerta para o futuro.

- Fechamento de turmas, o governo mais uma vez se compromete a não dar continuidade, mas por outro lado anuncia que: “Nenhum professor ficará sem aula. Vamos oferecer atividades complementares ou esses professores vão substituir licenciados”². Para nós, diferente do entendimento da direção da APP, isso é uma afirmação clara: Continuaremos 
fechando turmas!

- Promoções e progressões devidas aos educadores há quase dois anos. A direção do sindicato dessa vez afirma que os educadores irão receber em setembro. O que temos que lembrar aos educadores é que ao final de todas as reuniões que vem sendo feitas com o governo, a direção da APP anuncia o pagamento. Veja esse exemplo de abril: “O governo se comprometeu em preparar uma folha complementar para quitar os valores em atraso para professores e funcionários de escolas”³. Vale lembrar que a primeira progressão dos funcionários, que era para ser paga em agosto desse ano, também não foi paga.

- PDE - Insistência do governo em manter a liberação do PDE apenas ao padrão de 20 horas. A partir de 2012, a liberação será apenas no padrão, e não nas extraordinárias.

- Saúde, nenhum avanço, outra comissão. Cargo de 40 horas continua sob risco. Nada também na questão do chamamento dos professores do concurso de 2007.

- Funcionários - Mais uma vez, a direção da APP  “esquece de negociar” as questões específicas dos funcionários de escola. Desde que a direção da APP abraçou a proposta do governo de retirar os funcionários de escola do índice de 25,9%, e para justificar que defende o funcionário de escola, a direção da APP voltou a colocar em pauta uma questão que para nós já estava certa:

 A mudança no plano de carreira dos funcionários; na reunião se limitou a aceitar mais uma comissão que deve começar os trabalhos nos próximos dias. Mais uma vez “conversa pra boi dormir”. Os nomes para essa comissão foram apresentados ao governo no dia 27 de maio(4). Por que ainda não se reuniram?

A proposta inicial de plano de carreira dos funcionários já contemplava a questão das pós graduações para agentes II e graduações para agentes I. Infelizmente isso não ocorreu e foi 
retirado do plano.

Quanto à reivindicação dos funcionários de equiparação do valor do auxílio transporte ao do professor e do reajuste do valor do auxílio alimentação, nada foi dito.

- Reposição do dia de Luta - A APP aceitou sem contrapor à solicitação do governo, a reposição do dia de paralisação. Isso é um absurdo e demonstra como a APP não reage aos ataque do governo.

Nossa Conclusão: A direção da APP sindicato mais uma vez tenta esconder os ataques do governo à educação e poupar Beto Richa, governador do mesmo partido de Álvaro Dias - PSDB, com promessas das quais conhecemos muito bem: Esperar o próximo mês, reunião de emergência, estudos para os próximos 15 dias e a categoria dos trabalhadores em educação segue sendo enrolada não só pelo governo, mas pela direção do sindicato.

Essa situação não pode continuar.Precisamos reconstruir a APP sindicato como um sindicato de luta, com a participação ampla da base da categoria, que não se dobra aos planos e ataques neoliberais. Vamos construir um sindicato independente do governo, que defenda os interesses dos educadores. 



Notas:

2- Notícia do site da APP do dia 30/08/11 - http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=6236
3- Notícia do site da APP no dia 30/04/11 - http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=5559
4- Notícia do site da APP no dia 27/05/11 - http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=5715

Rodrigo fala pela oposição no 30 de agosto em Maringá