sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mubarak renuncia

Multidão faz festa nas ruas do Egito

Hosni Mubarak não aguentou a força das gigantescas mobilizações que vinham ocorrendo desde o dia 25 de janeiro no Cairo. Nesta sexta-feira, ele abandonou o poder. O anúncio da renúncia foi feito pelo vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, no início da tarde, que também renunciou. Segundo Suleiman, um conselho militar assumirá no lugar do ex-presidente.
Esta é uma primeira vitória de um povo que foi para as ruas e arrancou com suas próprias mãos a deposição de um ditador que já estava há mais de 30 anos no poder. Hoje é um dia de festa no Egito.
Mas essa luta não acabou. Quem está governando agora é uma Junta Militar na tentativa de garantir no governo figuras que durante todos esses anos estiveram lado a lado com o carrasco do povo egipcio. É preciso impedir que voltem ao poder. É necessário manter a mobilização para garantir a prisão do ditador e seus colaboradores, bem como as plenas liberdades democráticas, com a libertação de todos os presos políticos e o direito de organização política e sindical.
Viva a luta do povo Egipcio!

Nota da CSP-Conlutas aos trabalhadores e ao povo do Egito


Fonte: www.conlutas.org.br
 


• Temos assistido com orgulho vossa luta e resistência para botar abaixo o governo do ditador Mubarak, serviçal do imperialismo norte-americano e do Estado sionista de Israel.

Nas últimas semanas, vocês são seguidos em todo o mundo por trabalhadores e povos que se identificam com vossa luta contra a opressão de um governo de assassinos e torturadores corruptos que estão a serviço dos interesses do grande capital internacional.

Ontem, apesar de toda a expectativa da renúncia do odiado ditador, mais uma vez ela não aconteceu. O caminho que vocês têm seguido é o caminho da vitória. Não esvaziem a Praça Tahir. Ocupá-la e ao mesmo tempo ampliar a paralisação dos trabalhadores, que começaram a parar em todo o país, é o caminho para garantir a vitória com a derrubada de Mubarak, a prisão e castigo a todos os torturadores e assassinos que estiveram no poder nas últimas décadas.

Vocês estão perto da vitória. O imperialismo tenta diminuir sua vitória, pressionando Mubarak para que renuncie, mas ao mesmo tempo garantido a continuidade do regime tentando construir um governo que mantenha figuras que durante todos esses anos estiveram lado a lado com o carrasco do povo egípcio.

Manter a mobilização para garantir a queda e prisão do ditador e seus colaboradores, bem como as plenas liberdades democráticas, com a libertação de todos os presos políticos, o direito de organização política e sindical.

Estamos ao vosso lado. Hoje, com várias outras organizações, às 17h (horário de Brasília) estaremos realizando um ato em solidariedade à vossa luta na cidade de São Paulo, no Brasil.

Viva a luta do povo egípcio!
Viva as greves dos trabalhadores!
Fora Mubarak!
Punição e prisão de todos os torturadores e assassinos!
Liberdades democráticas plenas!
Direito de organização sindical e política!

Central Sindical e Popular – Conlutas / Brasil
São Paulo, 11 de fevereiro de 2011