quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Amanda Gurgel - Dia do professor é todo dia

Nota do N.Sindical de Foz do Iguaçu

CHAPA 2 VENCE ELEIÇÕES EM TOLEDO MAS O RESULTADO NÃO É RECONHECIDO


No último dia 22 de setembro foram realizadas nos 29 núcleos da APP-Sindicato as eleições gerais. Um momento de fundamental importância para a discussão política e para a construção da democracia no sindicato. Cerca de 25 mil trabalhadores foram às urnas para escolherem as Diretorias dos 29 núcleos sindicais e a Diretoria Estadual da APP, os Conselheiros Fiscais e os Representantes de Municípios.

Em Foz do Iguaçu foi eleita a CHAPA 2 “Educação em Luta, por um sindicato independente e de classe”. A categoria optou pela continuidade do trabalho que já vinha sendo desempenhado e pela linha política defendida pelo Núcleo Sindical. Aqui, a escolha da categoria foi respeitada. Infelizmente o mesmo não está ocorrendo na Regional de Toledo, onde a CHAPA 2 “APP de Luta e pela Base”, que tem como Presidente o Professor Jaime Farher, venceu as eleições com 458 votos contra 451 da CHAPA 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”.

Ao finalizar a apuração, a Comissão Eleitoral de Toledo proclamou eleita a CHAPA 2 e ambas as chapas assinaram a ata concordando com o resultado. Para surpresa de todos, no dia 26 de setembro, quatro dias após a eleição, a CHAPA 1 solicitou a recontagem dos votos. Entendemos que numa eleição tão disputada, com uma diferença de votos tão pequena, qualquer uma das chapas tem direito de pedir recontagem de votos, desde que respeitando o estatuto e o regimento eleitoral, que deixam claro que qualquer discordância com o processo de apuração ou com o resultado da eleição deve ser manifestada durante o processo de apuração e não depois de assinada a ata com os resultados finais.

Em um primeiro momento, (dia 27 de setembro) a Comissão Eleitoral Estadual negou o recurso da Chapa 1 em recontar os votos. Dois dias depois (29 de setembro) a Comissão Eleitoral decidiu pela recontagem dos votos, que foi então marcada para o dia 04 de outubro (terça-feira).
Visando garantir a decisão democrática da categoria, que escolheu a Chapa 2 para dirigir o Núcleo de Toledo, os integrantes da Chapa 2 acionaram a justiça e conseguiram uma vitória parcial. A justiça suspendeu por meio de liminar a recontagem dos votos.

Diante do exposto a Direção Regional de Foz do Iguaçu, por entender a importância das eleições da APP para a construção da democracia no sindicato, vem a público manifestar apoio à CHAPA 2 de Toledo: “APP de Luta e pela Base”, que vem lutando para que o interesse da maioria dos eleitores seja respeitado. Acreditamos que a Comissão Eleitoral, deva fazer valer o resultado que foi apurado e aceito pelos integrantes das duas chapas no dia 22/09, e assim fazer valer os preceitos estatutários, regimentais e democráticos do nosso sindicato.

APP-SINDICATO/Núcleo sindical de Foz do Iguaçu, 05 de outubro de 2011