sexta-feira, 17 de junho de 2011

Milhares fazem manifestação por reformas na educação no Chile


Milhares de professores e estudantes fizeram uma passeata nesta quinta-feira, 16, pelo centro da capital do Chile, Santiago, pedindo melhorias na educação pública. Esse foi um dos maiores protestos contra o governo do presidente de centro-direita Sebastián Piñera.

Uma grande quantidade de policiais e veículos foi enviada para as ruas para impedir tumultos. A polícia estima que 50 mil pessoas participaram da passeata, mas organizadores afirmaram que foram cerca de 100 mil. Segundo a Efe, 70 mil pessoas saíram às ruas na capital chilena.

Com uma grande quantidade de faixas, cartazes e grupos musicais, os manifestantes atravessaram quinze quarteirões, da avenida central Bernardo O’Higgins, expressando seu descontentamento com a educação pública e exigindo mudanças.

‘Diálogo de surdos’

A manifestação foi encabeçada por Jaime Gajardo, presidente do Colégio dos Professores, que convocou a greve nacional, e dirigentes universitários. De acordo com a Efe, eles pedem reformas na educação pública e denunciam o que chamaram de “diálogo de surdos” com o governo.

Um grande número de estudantes secundários que desde a semana passada estão em greve e ocupam cerca de 200 estabelecimentos de ensino também participaram da manifestação nesta quinta.

“Todos queremos a mesma coisa: educação pública para o Chile, que termine o lucro com a educação e que o Estado recupere seu papel, que se privilegie o público sobre o privado. Queremos mais democracia nas escolas e nas universidade e que se avance para uma educação de qualidade e não de elite, como agora”, disse Gajardo à AP.

Em 2006, a então presidente Michelle Bachelet enfrentou desafio semelhante quando estudantes do ensino médio paralisaram as escolas por três semanas, obrigando o governo a conceder benefícios e a fazer mudanças.

Hipólito Mejías/Efe
Com Agência Estado e Efe
Foto: Folha.com

Alerta: novas ameaças contra dirigentes do PSTU/PR

No último dia 06 de junho, quando realizávamos reunião na sede do PSTU, em Maringá-PR, fomos surpreendidos com um telefonema da companheira de nosso dirigente Rodrigo Tomazini, alertando que havia recebido uma ligação orientando a que o “rapaz do PSTU ficasse atento, pois ele seria assassinado”. O partido resolveu, inicialmente, tomar algumas medidas de segurança e registrar o fato junto aos órgãos policiais para investigação e agora tornar público para conhecimento de todos.
Não sabemos, ainda, a origem da ameaça, mas esse fato soma-se a outra situação envolvendo outro dirigente estadual do partido no Paraná, o advogado Avanilson Araújo, que foi ameaçado em praça pública na cidade de Sarandi, pelo dono da empreiteira lixo Pajoan, em decorrência da luta contra a vinda do lixo e pela reestatização do sistema. O processo contra o dono da empreiteira segue andamento no fórum local.

Não sabemos se existe qualquer relação entre os fatos, mas a atuação do PSTU na região Norte do Paraná tem causado incômodo para alguns interesses, por isso solicitamos, nesse momento, a solidariedade dos movimentos e entidades comprometidos com a luta dos trabalhadores e também orientamos ficarem atentos com a segurança e a integridade física de nossos camaradas e de todos os ativistas que estão em luta.


PSTU NORTE-PR