segunda-feira, 23 de maio de 2011

Polêmica: a direção da APP sindicato classifica a luta da oposição para o governo cumprir a lei em relação aos PSSs como eleitoreira. Será?

Muitos de nós ficamos surpresos com a saída encontrada pela direção do sindicato para tentar desqualificar a oposição e defender o governo Beto Richa de seu autoritarismo em relação aos PSSs.A direção do sindicato passa nas escolas para dizer que a oposição faz isso porque estamos em tempo de eleições do sindicato.

Vamos então entender a situação. Vamos começar com uma questão lógica:

Qual a porcentagem de PSS na nossa categoria? E quantos desses são filiados ao sindicato?
E vamos refletir: se fosse eleitoralismo, por que procuraríamos fazer justo com os PSSs, já que é uma parcela mínima destes que são filiados? Lembrem-se. Na eleição da APP só votam filiados.

Queremos lutar. E temos disposição para isso. Será correta a atitude da direção do sindicato em ir às escolas para jogar contra o ato, para chamar a oposição de terrorista, de dizer que não precisa de lutas pois já está tudo acertado com o governo?

Sim, está tudo acertado. Os funcionários foram rifados na campanha salarial no momento em que a direção do sindicato defendeu a proposta ultra rebaixada do governo de excluir os funcionários dos 25,97% e pagar em quatro vezes.

O Plano de metas mostra que esse governo vai atacar a educação, vai sucatear. A proposta de porte das escolas é um ataque duro à Escola Pública. E a merenda escolar, o que aconteceu? Só para ficar em alguns exemplos.

Os PSSs estão sofrendo ataques desde o momento da inscrição. E agora rompe o contrato no meio do ano, com 5 meses, amanhã com 3 meses, depois em um mês...até chegar o dia de receber por dia, sem qualquer vínculo com a escola. E a direção da APP? Está tudo certo, não lutem.

Sabemos que a oposição é muito pequena, apesar de toda a disposição. É fundamental que a direção do sindicato reveja sua política e chame a categoria à luta. Precisamos começar a nos impor frente ao governo desde já. E esse é o momento. Quem está contra a lei é o governo, não somos nós.
Que a APP pare de atacar aqueles que querem lutar e chame a categoria a atacar o governo.

Ato na frente do Núcleo Regional de Educação em Maringá

Convidamos a todos os trabalhadores em educação a participar do ato público que estaremos fazendo no Núcleo Regional de Educação de Maringá.

O governo Beto Richa insiste em manter a política de romper os contratos de todos os trabalhadores PSS no mês de julho. Nós defendemos que a lei deve ser cumprida. Infelizmente a direção da APP mais uma vez é omissa, e nesse caso, joga contra os trabalhadores, tentando desqualificar os que querem ir à luta. Mas juntos somos mais fortes.

Fazemos novamente um chamado à direção do sindicato para que assumam enquanto sindicato essa luta dos trabalhadores PSS. Hoje o contrato é de 1 ano. Amanhã pode ser de 6 meses e depois pode ser de 1 mês. Não podemos aceitar essa postura do governo.

Vamos à luta!


Ato de protocolo de requerimento destinado ao Secretário de Educação do Estado do Paraná, ao Governador e ao cCnselho Estadual de Educação.

data: Terça-feira, 24/05
horário: 14 horas
Local: Núcleo Regional de Educação de Maringá