quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governo faz proposta: categoria decide se aceita ou não, no sábado

Segundo a direção da APP sindicato, o governo do Paraná fez uma proposta de reajuste aos servidores e equiparação salarial. Por esse motivo a direção do sindicato está chamando assembleia no próximo sábado, 13 horas, em Curitiba.

Infelizmente, o conteúdo dessa proposta não foi divulgado por completo à toda categoria. Pelo que conseguimos levantar no site do sindicato, estaria garantido o reajuste (6,5%)  e a equiparação dividida em 4 parcelas anuais, aí incluindo os 3% do valor do Piso Salarial Nacional. Porém, o governo não se comprometeu com o repasse desse índice aos agentes I e II.

Nós da oposição defendemos que essa valor deve ser repassado aos agentes, assim como a equiparação do valor do auxílio transporte dos agentes ao dos professores. Também defendemos um reajuste no auxílio alimentação (hoje 50 reais) rumo ao valor da cesta básica.

Em relação à proposta de equiparação salarial, passamos oito anos ouvindo do ex governador Requião que a equiparação seria paga até o fim do seu mandato. Isso não aconteceu. Por isso, não podemos confiar em palavras ao vento. Se realmente houver disposição em pagar a equiparação salarial, defendemos então que essa proposta venha através de Projeto Lei do Executivo enviado à Assembleia Legislativa.. Só assim, teremos a garantia de pagamento.

Participe da assembleia estadual. Vamos defender:

* Equiparação salarial com Projeto Lei do Executivo com o repasse da mesma porcentagem aos agentes I e II
* Equiparação do valor do auxílio transporte do funcionário ao do professor (40 horas) e pagamento a todos (PSS,CLT, Paraná Educação)
* Reajuste do auxílio alimentação
* por um plano de saúde público, descentralizado e que satisfaça as necessidades do trabalhador
* contratação imediata via concurso público para suprir todas as necessidades das escolas

MARANHÃO: GOVERNO PRESSIONA COM CORTE NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE

blog do Cesar Bello

O governo Roseana Sarney apela com corte nos salários dos professores em greve há 50 dias . Os descontos como instrumento de intimidação, só reforça o ânimo da categoria de radicalizar o movimento . Depois das tentativas anteriores infrutíferas nada mais assusta os mestres. Tudo e todos já foram utilizados nas mais variadas formas sem sucesso. Agora querem puxar os professores para a sala de aula pelo bolso.

Fazer descontos de salários de grevistas é mais um novidade da República do Maranhão. O direito de greve é assegurado na Constituição Federal, só que no Maranhão dos Sarneys isso implica em corte de salários. A medida é ilegal e imbecil, posto que tira o estímulo do retorno a sala de aula. O precedente histórico é do não menos oligárquico João Castelo. 

O deputado César Pires subiu a tribuna  da Assembléia na segunda-feira(25), para fazer a defesa de um requerimento em que pede ao governo, o ressarcimento dos valores descontados dos grevistas na educação. Com mais de dois neurônios Pires percebe que a medida ilegal e autoritária, em nada contribui para a solução do problema .    

O governo aceita convocar Olga à explicações ensaiadas, mas corta os salários dos grevistas como forma de pressionar a categoria a retornar a sala de aula. Fica difícil desta maneira qualquer tipo de encaminhamento, objetivando o fim da greve na educação. 

Professores ocupam Secretaria de Educação para pressionar por negociação

O 57º dia da greve dos educadores do Maranhão foi mais um dia de muita luta e garra da categoria. Após marchar em protesto para a Secretaria de Educação e não serem recebidos pela secretária Olga Simão, os professores decidiram ocupar as dependências da Secretaria.


Mais uma vez o governo demonstrou o descaso com a paralisação e desmarcou na última hora a reunião que teria com o comando de greve na tarde desta terça feira (26). A marcha que contou com centenas de professores ao final definiu pela ocupação da Secretaria até que sejam recebidos para discutir as reivindicações.


Apesar do protesto pacífico da categoria, a tropa de choque da Polícia Militar foi chamada numa clara tentativa de criminalizar o movimento. Roseana e Olga, lutar não é crime! Vamos cercar de apoio e solidariedade os professores em greve contra o sucateamento da educação do Maranhão. Diversas entidades já marcaram presença na ocupação demonstrando seu apoio, como a CSP Conlutas, sindicatos filiados e ANEL.


É uma vergonha ver um governo do PT atacando os trabalhadores da educação e ao mesmo tempo a CUT fazer de conta que nada está acontecendo. A ocupação da Secretaria já garantiu uma reunião do comando de base com o vice-governador Washington Luís (PT) amanhã (quarta-feira) para encontrar uma solução para o impasse. Enquanto isso, os professores continuam em vigília no prédio da Secretaria.