Na última quarta-feira, o governador do Paraná anunciou o que ninguém deveria de ter dúvidas: cumprirá a lei da data base com um reajuste de 6,5%. Esse índice de reajuste é calculado levando-se em consideração o IPCA, uma base de cálculo para a inflação do período. Porém, achamos esse índice muito baixo. Como sabemos, vários produtos alimentícios subiram muito mais que isso, sem contar o aluguel, os combustíveis, as passagens de ônibus, etc
Mais que isso, devemos lembrar que nossa campanha salarial não se limita ao cumprimento da lei da data-base. Temos várias questões em nossa pauta de reivindicações, tendo algumas que devem ser discutidas imediatamente. Vamos a alguns exemplos:
1- Equiparação salarial - o governo prometeu equiparar o salário em 4 parcelas, durante os quatro anos de governo. Esse índice tem que ser aplicado também para os funcionários. Temos que estar em vigília constante!
2- Lei do piso: para que o governo passe a cumprir a lei, deverá ainda haver um incremento de 3% ao salário dos professores. A questão dos 33% de hora atividade ainda não está acertada; precisaremos de muita mobilização para conquistar os 33%, rumo à nossa reivindicação histórica: 50% de hora atividade.
3- Por um plano de saúde público que realmente atenda as necessidades dos trabalhadores em educação.
4- Equiparação do valor do auxílio transporte dos funcionários ao dos professores. Hoje os funcionários ganham metade do valor do auxílio transporte do professor. Não há explicação para isso, a não ser o desrespeito e a discriminação em relação ao funcionário de escola.
5- Por um auxílio alimentação no valor da cesta básica (R$ 248,42).É inaceitável que o servidor continue recebendo os míseros R$ 50,00.
6- Aumento do porte das escolas e contratação imediata de mais professores e funcionários por concurso público.
Somente por esses exemplos, fica claro que a nossa campanha salarial está apenas começando e teremos muita luta pela frente.É hora da direção do sindicato chamar uma assembleia para discutirmos os próximos passos de nossa campanha salarial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com certeza vão falar por aí que é mais uma conquista!
ResponderExcluir