segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Amanhã é dia de luto e de luta!!!

Amanhã é uma data muito especial para nós trabalhadores em educação. Há 23 anos atrás, em 30 de agosto de 1988, os trabalhadores em educação (em greve naquele momento por condições de trabalho, salários  e em luta por uma educação de qualidade) foram brutalmente reprimidos pela polícia, a mando do então governador, Alvaro Dias (PSDB). Esse dia ficou na história como um dia de luto e luta.

Infelizmente, de lá pra cá, a situação da educação pouco mudou. Trabalhadores com baixos salários, péssimas condições de trabalho, salas superlotadas, fazem parte do cotidiano escolar. Pra piorar, Beto Richa (do mesmo partido de Alvaro Dias - PSDB) começa o seu mandato fazendo exatamente o contrário que prometeu em sua campanha eleitoral.

Estamos acompanhando um verdadeiro ataque do governo do PSDB à educação pública. O governo não cumpriu sua promessa de equiparação salarial, não cumpre a lei do Piso Salarial Nacional, não pagou ainda as promoções e progressões em atraso, não esconde a proposta de uma política de diminuição de trabalhadores (tanto na questão do porte das escolas, como na política mais recente de fechamento de turmas e superlotação de salas). Além de várias distorções, como o valor do auxílio alimentação de míseros 50 reais e o valor do auxílio transporte dos funcionários metade do que ganha um professor.

Esse desmonte das escolas públicas faz parte de uma política de cortes de verbas que vem tanto do governo federal (50 bilhões no início do ano) como do governo estadual (15% logo no início do governo). É esse mesmo corte de recursos que fez os estudantes da Universidade Estadual de Maringá - UEM, bravamente ocupar, na última quinta-feira, a reitoria da universidade e lá se encontram até hoje.Temos que cercar esses estudantes de solidariedade e apoio.

Estamos cansados de saber que os problemas da educação são problemas de financiamento. Enquanto  os governos transbordam os bolsos dos banqueiros e grandes empresários, cada vez mais cortam recursos para educação, saúde, etc.Precisamos ir às ruas e exigir do governo a aplicação de 10% do PIB para a educação.

Como percebemos, temos motivos de sobra para lutar. Chamamos todos os trabalhadores em educação a participar do ato de 30 de agosto em Curitiba e nas regionais.

Em Maringá, entendemos que é fundamental a unificação do ato dos educadores com o dos estudantes da UEM. Nossa luta é uma só. Amanhã será um grande dia, que ficará marcado na história da educação de Maringá.

Compareça: Em Maringá, praça Raposo Tavares, 9 horas da manhã.

Nos vemos lá!!!

Pelos 10% do PIB para a educação;
Contra a política de fechamento de turmas;
Pela aplicação do piso salarial nacional e de uma verdadeira proposta de equiparação aos professores;
Equiparação do auxílio transporte e reajuste do vale alimentação já!
Em defesa da escola Pública, gratuita, laica e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário