quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chile faz greve geral em busca de reformas


Trabalhadores do Chile começaram nesta quarta-feira uma greve geral de 48 horas.  Eles cobram reformas profundas, entre elas a educação pública e gratuita, do governo do presidente Sebastián Piñera, que assumiu no início do ano passado.


A greve deve atingir 80 setores parando escolas, universidades, hospitais, transporte, mineração, serviços públicos, serviços e diversos segmentos da economia do país.


A paralisação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), central chilena, e vem sendo organizada pelos estudantes e professores que estão em luta há quase três meses, por partidos de oposição e organizações de esquerda.


Sindicalistas, estudantes e outros setores da sociedade chilena reivindicam a substituição da Constituição chilena, que ainda é do período do regime militar, e que concentra fortes poderes nas mãos do presidente.


Na terça-feira, milhares de chilenos fizeram um “panelaço” em Santiago, na véspera da greve geral, reunindo milhares de pessoas no centro de Santiago e na popular Praça Ñuñoa, no leste da capital. O protesto em Ñuñoa reuniu famílias, idosos e até crianças, que participaram alegremente, apoiados por um “buzinaço” de carros que passavam pela região.


Há muito não se via no Chile mobilizações como essas, com intensa participação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário